19/11/2011

Projeto - Viagem pelo ConeSul


Um passeio de moto pelo ConeSul
Destroyers of Asphalt M.C.

Senhores Patrocinadores

Apresentação
O Destroyers of Asphalt M.C. foi fundado em junho de 2011 a partir da paixão e entusiasmo de seu fundador, Rafael Veloso, tem pelas motocicletas – sua fiel companheira e amiga.
Esta será a primeira grande viagem deste novo clube de apaixonados por motos e sua intenção é destruir o errôneo conceito que muitos motociclistas possuem de que para realizar uma viagem de moto é necessário possuir uma moto de grande porte, deste ou daquele tipo especial, pois quando você confia na máquina que possui e tem força de vontade, os dois juntos vão até onde só os pensamentos quiserem voar.
O especial será partilhar, por meio de um blog na internet o diário da viagem, com fotos e comentário, buscando demonstrar e partilhar com os leitores experiência e o prazer que as estradas podem proporcionaram.

A Viagem
Serão 8.000 km de asfalto, terra, cascalho, neve e muita emoção passando por paisagem maravilhosas e pontos turísticos de quatro dos cinco países que compõem o ConeSul: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
Normalmente os motociclistas acreditam que as motos de viagem devem ser diferentes daquelas motos que utilizamos em nosso cotidiano, que são motos especiais deste ou daquele modelo, recobertas por uma aura própria e em função de não possuírem estas grandes motos passam a vida desejando uma viagem-aventura sem nunca realizá-la.
O objetivo desta empreitada é demonstrar o completo equívoco deste conceito e provar que qualquer moto é capaz de levar uma pessoa o quão longe esta deseje ir. Assim, esta viagem será realizada por apenas uma moto Honda – modelo CB 300R – com seu piloto solitário, Rafael Veloso, que muitos chamam de louco e não acreditam que realizará este desafio em função do equipamento que possuí.
Todavia, Rafael acredita, conforme anota o americano Bill Stermer em seu livro “Motorcycle Touring”, de 1982, que
“O primeiro conceito errado que você tem que descartar, como um pneu careca, é o que diz que uma moto de viagem é um tipo especial de moto, planejada especificamente para viajar... Na verdade, uma moto de viagem não precisa ser em nada diferente da sua moto de uso urbano. Cara, se você tem uma moto dessas, uma moto que lhe pareça capaz de levar você pra dormir noutra cidade, então, cara, você já tem uma moto de viagem! Uma moto é definida pelo uso que você faz dela. Se você usar a sua pra viajar, então ela será uma moto de viagem!”
O modelo escolhido, como qualquer outro tem suas limitações naturais, seja de velocidade – chegando a máxima de 150km/h, mas para que é necessário mais velocidade, se o limite legal de nossas estradas é bem abaixo? – seja de terreno, uma vez ser um modelo street que não anda tão bem em estradas de terra, mas quantas você já não viu ou ouviu dizer que rodam pelos confins deste país sem o menor problema, especialmente em nossa zonas rurais?
Deste modo, esta viagem tem uma programação para durar aproximadamente 30 dias, com paradas em cidades escolhidas, na qual nosso intrépido piloto aproveitará para conhecer seus pontos turísticos e retirar diversas fotografias.
Assim, durante a viagem serão registrados todos os quilômetros rodados com gravação dos momentos especiais e a postagem on-line de textos, vídeos e fotografias em um blog especialmente criado para esta viagem, com o objetivo de incentivar outros motociclistas a buscarem seus sonhos e realizar outras viagens como esta, agradecendo, ainda, aos que me ajudaram a fazer esta história.

Roteiro de Viagem
A viagem foi programada com uma saída do Brasil, passando pela Argentina, Chile, Argentina, Uruguai e retorno ao Brasil, conforme o seguinte esquema básico, o qual pode ser alterado por sugestões dos patrocinadores:
·         Saída de Curitiba-PR em --/--/2012, com destino a Santa Fé, na Argentina.
·         Após, ainda pela Argentina segue-se para Córdova e Mendoza.
·         Neste ponto, cruza-se a Cordilheira dos Andes entrando no Chile, passando por Santiago e seguindo até Viña Del Mar de lá segue-se pelo coração do Chile até Puerto Varas passando por Pucón.
·         Retorna-se a Argentina por Villa la Angostura, após Bariloche, Santa Rosa e finalmente Buenos Aires.
·         No Uruguai a viagem segue por Montivideo e La Coronilla.
·         Já de retorno ao Brasil, segue no Rio Grande do Sul por Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul. Por fim, atravessa-se Santa Catarina com uma passagem pela Serra do Rio do Rastro e Florianópolis.
·         A chegada a Curitiba é esperada para o dia --/--/2012.
Preparativos para Viagem:
Moto: Honda CB 300R
Jaqueta com Proteção
Calça com Proteção

Bota de Proteção
Luvas com Proteção
Capacete

Macacão térmico

Macacão impermeável

Meias de frio

Luvas de frio
Carteira de habilitação internacional
Passaporte

Carta verde
Conjunto de Primeiro Socorro com medicamentos como analgésico, antitérmico, protetor solar, protetor labial dentre outros

Revisão na moto

Pneus novos para a vigem

Reparador de pneus em aerosol (spray)
Chaves para manutenção

Óleos de motor reserva (será necessário uma troca durante a vigem)

Óleo para corrente (é necessário lubrificar a corrente da moto a cada 400 km)

Filtro de óleo reserva

Barraca por precaução

Lanterna

Bandeira do Brasil
GPS
Telefone celular com acesso a internet
Máquina fotográfica

Mapas impressos do Chile, Argentina e Uruguai
OBS: Itens previstos a partir de pesquisa realizada em sites da internet e conversas pessoas que já realizaram viagens semelhantes a proposta, podendo ser modificada a qualquer tempo conforme surjam novas necessidades.

Gasto Total da Viagem
Tomando por base sites, conversas com outros viajantes e o tempo estimado que durará a aventura, estima-se que o gasto total com comida, estadia, pedágios e gasolina será em torno de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), além dos gastos com preparativos prévios.
OBS: Ao final da viagem será feita uma prestação de contas aos apoiadores, com demonstrativo dos gastos e divulgação dos valores finais da viagem.

Divulgação
A divulgação da marca dos patrocinadores e colaboradores ocorrerá através do blog do diário da viagem, com link para as respectivas homepages se houverem.
Ainda, em cada um dos diversos pontos turísticos e paisagens encantadoras da viagem serão realizadas fotos com o piloto vestindo camisetas os patrocínios, as quais serão postadas no blog da viagem e nas páginas do Facebook, Twitter e Orkut do piloto e do clube.
Por fim, nos encontros de motos que o moto clube participa serão levados cartazes e álbum de fotografias expondo as marcas apoiadoras.

Cotas de Patrocínio
As cotas de patrocínio podem ser adquiridas individual ou coletivamente e dividem-se:
Cotas de preparativo: apoiador pode colaborar com a viagem doando um ou alguns dos diversos itens previstos na lista de preparativo para a viagem.
Cotas de viagem: no valor de R$ 100,00 (Cem reais) que auxiliará no custeio das despesas diárias da viagem.

Contato:

Rafael Veloso

E-mail: destruction_in_land@hotmail.com
Facebook: Rafael Veloso
Twitter: Rafael_Veloso
Orkut: Rafael Veloso

Viagem - 12 Paranaguámotos